quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

canto do brasil apresenta vozeiral

VOZEIRAL

Estamos montando um grupo vocal para cantar o fim do mundo, pois parece que dessa vez é garantido que ele vai se acabar!
Em vez de beijar na boca de quem não devia, pegar na mão de quem não conhecia e dançar um samba em traje de maiô, como disse Assis Valente, por que não se juntar a outras pessoas para cantar?
 
A proposta desse trabalho é reunir pessoas que já possuam alguma relação com a música e com o canto, para trabalhar sobre um repertório temático-emblemático: o fim do mundo!
O processo envolve leitura de arranjos, improvisações e criações coletivas.
 
Os ensaios terão início em 03 de março e acontecerão aos sábados, das 11h às 13h, com orientação vocal e direção musical de Ritamaria
O valor pago por aluno é de R$153,00 mensal (contrato de 6 meses).
 
esperamos vocês!

gravação de Cd com os alunos do canto do brasil

caros alunos

neste primeiro semestre de 2012, vamos produzir um cd de canções inéditas.
partindo da ideia de trabalharmos sobre a música paulista, pedimos a alguns amigos compositores que nos cedessem canções para compor o repertório deste novo trabalho!
além disso, gostaríamos muito de contar com a participação de vocês, que afinal de contas, são, juntamente com os professores, as vozes do canto do brasil!

abaixo segue o cronograma de atividades para que você possa se programar!

inscreva-se gratuitamente!
para se inscrever mande uma mensagem para contato@cantodobrasil.com.br dizendo que você quer participar!

esperamos contar com a sua voz e presença !!

 


Faça seu comentário

os cantos do mundo nas palavras de magda pucci

A seguir uma pequena amostra do que foi essa jornada de uma semana através dos cantos do mundo!

 


e nas palavras da Magda

“O curso “Cantos do Mundo”  aqui na escola da Regina Machado foi muito legal. Alunos interessadíssimos e muito animados em conhecer algumas das possibilidades vocais que o mundo oferece. Pudemos ouvir áudios de vários tipos de vozes, assistir a videos interessantes sobre diferentes procedimentos vocais e observar a grande diversidade de timbres vocais existentes no mundo! Pudemos experimentar também algumas possibilidades vocais ao vivo, como os princípios do canto difônico, um pouquinho do solfejo indiano, improviso vocal com saudações em várias línguas entre outras atividades.”

 

em breve abriremos uma nova turma, aguardem!

 


Faça seu comentário

descobrindo o teatro musical – um relato

 

“Na semana passada eu e mais 10 alunos vivemos o curso “Descobrindo o Teatro Musical”.
Foram cinco dias de aulas teóricas nas quais falamos sobre a História do Teatro Musical nos Estados Unidos e no Brasil, sobre o preparo do artista para o Teatro Musical, sobre audições e o processo de montagem de um espetáculo, os profissionais envolvidos, os termos técnicos em inglês e as técnicas vocais utilizadas para cantar este gênero.
Nestes cinco dias, além da teoria, todos cantaram uma canção de teatro musical e pudemos trabalhar individualmente. Também montamos um coro para uma canção do musical Miss Saigon e lemos textos de espetáculos musicais brasileiros, como a Ópera do Malandro.
No sexto dia, último dia de curso, todos audicionaram para uma banca que contou com a presença do ator e diretor Leo Abel e do pianista e regente Sandro Gomes Silva.
Demos um feed back para cada “candidato” conversando sobre postura, escolha de música e performance.
Agradeço à Regina Machado pelo convite e à turma que participou e fez deste curso uma experiência tão gostosa!”

Mariana Elisabetsky

 

veja aqui a galeria de fotos


Musicalização Infantil: dinâmicas e processos

Ao longo da segunda semana de janeiro, a professora Márcia Fernandes ofereceu um curso de férias de musicalização para crianças. Aqui, um pequeno relato do trabalho e uma pequena amostra do que rolou em vídeo

nas palavras da Márcia:
“No contato com as crianças a primeira proposta é a experimentação livre: contamos com a curiosidade, o novo espaço, novas pessoas, nova situação.

Então, a princípio, tudo parece uma grande confusão: sons, instrumentos, timbres, ritmos e cores. Nada ainda está definido, mas aos poucos começamos a associar os instrumentos e definir critérios para agrupá-los.

Podemos partir de uma pequena história com personagens que se encontram pela sala de aula. Entre os instrumentos também se encontram caixinhas de surpresa, um saco de onde saem personagens e, aos poucos vamos inventando nossas pequenas histórias, selecionando objetos e instrumentos para contá-las.


 

Toda brincadeira infantil contém regras, as crianças sabem disso: – tema, escolha, sequencia. Brincar é um processo de composição.
Em música, o jogo e a brincadeira (“to play” em inglês) seguem a mesma dinâmica.
Cantar e dançar, para uma criança, é algo quase tão natural, ou mais, do que falar.

Os caminhos que pretendemos seguir no processo de musicalização infantil partem da espontaneidade da criança e seguem pelo aprendizado de uma nova linguagem lúdica e simbólica. Em pouco tempo os parâmetros do som: altura, duração, intensidade e timbre e os vários elementos da música que se agrupam e conversam entre o som e o silêncio tornam-se parte do cotidiano.

Os elementos da linguagem musical passam então a serem incorporados naturalmente em seu repertório de “conhecimentos”, apurando o sentido da audição, da atenção, da interação e do relacionamento com o outro.

Tomamos como base a experiência pedagógica de diversos pesquisadores em vários países que entendem que o aprendizado da música de maneira criativa favorece a compreensão de outras linguagens também de forma prazerosa, enriquecendo não só o universo dessa criança, mas da sociedade como um todo cultural.”

Lembrando que em fevereiro, abriremos turmas regulares de musicalização infantil – informem-se na secretaria da escola!


matéria sobre o canto do brasil

Olá pessoal!!

Saiu uma matéria no Podcultura sobre o Canto do Brasil.
Vejam!!

http://www.podcultura.com.br/canto-brasil-escola-de-musica-especializada-em-canto-popular-oferece-cursos-regulares.83.2983

.


Faça seu comentário

novos vídeos no youtube

Olá Pessoal!

Vejam na nossa página no Youtube novos vídeos! Acesse pelo link abaixo.

http://www.youtube.com/user/cantodobrasil


Faça seu comentário

video-convite da Mariana para o curso de Teatro Musical


Faça seu comentário

matéria sobre o curso de musicalização!

Olá pessoal!!
Saiu uma matéria na Folhinha sobre o curso de musicalização que começa a semana que vem!
Vejam!

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1029520-criancas-podem-aprender-musica-e-teatro-nas-ferias.shtml


descobrindo o teatro musical

DESCOBRINDO O TEATRO MUSICAL – curso preparatório
com MARIANA ELISABETSKY

DE 16 A 21 DE JANEIRO
2ª a sábado das 14h às 17h

R$450,00 (inscrições até 23 de dezembro poderão ser pagas em duas vezes)

Público alvo: cantores, atores, bailarinos, estudantes ou profissionais que queiram ingressar no mundo dos musicais.
Encontros diários, com duração de 3h, nos quais serão abordados os seguintes tópicos: 

  • uma breve história do Teatro Musical na Broadway e no Brasil
  • como um artista deve se preparar para fazer um musical
  • audições –  como são, o que cantar, como se portar
  • processo de montagem/ensaios
  • profissionais envolvidos
  • termos técnicos da língua inglesa que foram incorporados ao português.
  • voz falada/voz cantada
  • em Teatro Musical, a canção é texto
  • registros vocais: belting, speaking, voz plena, top voice, etc
  • oralidade e dicção , transformações de vogais
  • straighttone / vibrato
  • posturas corporais das personagens
  • agudos: fluxo de ar, adução e ressonância

 O ENCERRAMENTO DO CURSO, NO SÁBADO, SERÁ EM FORMATO DE AUDIÇÃO E CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE LEONARDO ABEL.