top of page

CURSOS

modULARES

Cursos

de curta duração sobre recortes específicos da música brasileira

lab criação
interpretativa:
Módulo samba

COM naira marcatto

Curso prático e modular desenvolvido para o estudo da interpretação na voz cantada. Criado e ministrado pela cantora e pesquisadora Naira Marcatto, o laboratório apresenta uma metodologia de estudo da canção através do exercício da escuta ativa, passando pelo entendimento de procedimentos vocais, mecanismos de realização, percepção musical, estética, musicalidade e estudo de texto.
Presencial, este módulo intensivo abordará os processos de entendimento das diferentes estéticas vocais que permearam os diferentes estilos de samba ao longo da História.
Voltado para profissionais e estudantes da voz cantada, LAB Criação Interpretativa se realizará em 4 aulas, uma vez por semana. Todas as pessoas inscritas serão participantes de todos os processos, inclusive da formação de repertório, processo que acontece desde o início do curso.

nairamayra02_edited.jpg

PRÉ-REQUISITOS

Ter alguma intimidade com a prática do canto, seja através do estudo formal, da profissionalização ou do canto informal.

Compositoras e compositores que pretendem trabalhar o canto em suas canções também são bem-vindes!
Curso não recomendado a menores de 16 anos.

Naira Marcatto é cantora, pesquisadora e professora universitária de Canto e História da Música Popular. Aqui no Canto do Brasil ministra o LAB Criação Interpretativa.

INSCRIÇÕES ABERTAS

serviço

De 14 de novembro a 5 de dezembro [terças-feiras]

Das 19h às 20h30

Investimento: R$ 290

CURSO PRESENCIAL

VAGAS LIMITADAS

LAB Criação Interpretativa
Italo_edited.jpg

oficina de

choro

com italo peron

Coordenada pelo violonista Italo Peron, a Oficina de Choro é um grupo aberto com o objetivo de estudar e tocar as pérolas do repertório do gênero, permeando seus diferentes estilos e compositores. Nesta oficina são estudados os fundamentos da linguagem do choro em suas diferentes vertentes, das principais características e nuances melódicas aos processos harmônicos e rítmicos, assim como a distribuição das funções entre os diferentes componentes do grupo.

A dinâmica das aulas acontece através da roda de choro tradicional, onde cada participante interage de acordo com suas possibilidades e conhecimentos técnicos e musicais, sendo assim permitido a todos que experienciem a prática do choro.

PRÉ-REQUISITOS

Conhecimento musical e domínio do instrumento em nívelmédio, mediante entrevista prévia.

Italo Peron é violonista, arranjador, compositor, produtor musical. No Canto do Brasil ministra o curso prático Oficina de Choro e o curso regular de violão.

INSCRIÇÕES ABERTAS o ano todo

serviço

Quartas-feiras das 17h às 19h

Investimento mensal: R$ 260

Oficina de Choro
Arranjo Vocal

ar
ranjo
vocal

COM LUÍSA TOLLER

Como criar arranjos vocais e cantar coletivamente? Desenvolvido por Luísa Toller, o curso Arranjo Vocal: Compacto acontece através da análise de arranjos existentes onde o trabalho de escuta, de leitura e de conhecimento técnico de escrita de arranjos virão à tona. Em seguida, o curso propõe o experimentar virtual e coletivo desse canto para, finalmente, alimentarmos conjuntamente nossos processos criativos.

Nesta edição, Luísa ministrará uma aula coletiva presencial em formato degustação antes do início do curso e você pode se inscrever para ambos ou escolher o formato que melhor atende seus objetivos.

LUISA TOLLER 3_edited_edited.jpg

PRÉ-REQUISITOS

Webcam, fone de ouvido, conexão com a internet e disponibilidade horária. Requer conhecimento básico de teoria musical, mas não precisa saber ler partitura.

Luísa Toller é cantora, compositora, arranjadora, pianista, ensaísta e pesquisadora. No Canto do Brasil ministra os cursos regulares de Canto Popular e Turmas de Canto.

curso em modalidade online. para saber sobre próximas datas de realização do curso, consulte a secretaria.

Helping Hands_edited.jpg

Rít
mica
para
can
torxs

com cris cunha

Criado e ministrado por Cris Cunha, o curso é direcionado a atender uma inquietação muito presente no universo da voz cantada: a rítmica.
Tendemos a pensar em afinação como um elemento relacionado exclusivamente às alturas: ataque preciso e sustentação de notas, frequência é o que se costuma estudar. Ritmo pode ser entendido como "habilidade inata" e muitas cantoras e cantores tendem a dissociar toda esta gama de aprendizado do estudo do canto. No entanto, o estudo rítmico é fundamental tanto no processo de aprendizagem da voz cantada quanto à execução artística em si.

Rítmica para Cantorxs lança mão de ferramentas desenvolvidas para facilitar a compreensão corporal do ritmo e volta a atenção sobre a respiração específica que este estudo revela, trazendo assim novas intenções e outras possibilidades interpretativas.

Cris Cunha ministra Rítmica para Cantorxs a partir do envolvimento auditivo em um curso prático, dinâmico e inteligente.

PRÉ-REQUISITOS

Webcam, fone de ouvido, uma boa conexão com a internet e disponibilidade horária. Não requer conhecimentos musicais prévios. 

Cris Cunha é cantor, compositor, percussionista e ator. No Canto do Brasil ministra os cursos regulares de Canto Popular e Turmas de Canto.

curso em modalidade online. para saber sobre próximas datas de realização do curso, consulte a secretaria.

Rítmica para cantorxs
bottom of page