RICARDO FREI
Canto
 
ricardofrei02.JPG

 Ricardo Frei é cancionista, cantor, poeta, acadêmico e jornalista. Doutor em Música pela Unicamp, mestre em História pela UFMG, une às práticas artísticas recursos e ambientações de processos de comunicação oral. Sua tese, orientada pela professora Regina Machado, aciona a semiótica da canção, as qualidades emotivas da voz, os conceitos de sonoridade e acontecimentos musicais para melhor compreender o gesto interpretativo, principalmente, das vozes mais recentes da canção brasileira: Filipe Catto, Johnny Hooker, Tó Brandileone, Dani Black e Tiago Iorc. 

É com esse mix de ferramentas e métodos que se dedica a contribuir para a construção de gestos vocais, mirando na capacidade da voz de fazer sentido, de fisgar atenções, de promover a circulação de emoções e significados.

Seu percurso artístico contém formações diversas, que inclui passagens pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR – Belo Horizonte), Fundação Artística de Minas Gerais (FEA), Escola de Música da UFMG, além dos estudos de canto popular com os preparadores Felipe Abreu (RJ), Paula Santoro (RJ), Luiza Lara (BH) dentre outros.  

1064-microphone-artistic-wallpaper-wallp
Microfone profissional com filtro pop

Em 2015, lançou o seu trabalho solo, de nome Fora da Asa. Inspirado na sonora poesia de Manoel de Barros, e também de Arnaldo Antunes e Paulo Leminski, o álbum valoriza a musicalidade da palavra. Fora da Asa apresenta duetos com Sérgio Santos e Paula Santoro. Seu gesto se apresenta por meio de canções autorais, mas também de composições de Luiz Gabriel Lopes, Flávio Tris, Alexandre Andrés, Edu Lobo, Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro.

Atualmente, Frei continua desenvolvendo estudos para a composição de gestos vocais, procurando compreender os elementos interpretativos que fogem ao controle e à racionalização interpretativa, apostando ainda mais na potência afetiva dos cantares.

OUÇA RICARDO FREI
  • ricardo frei
  • ricardo frei
  • ricardo frei
Teclado e mouse

Quer saber mais?

Microfone
Pilhas de Livros
Telefone verde
Closeup de teclado
Microfone Close-Up

Agende sua aula experimental e venha saber como é estudar na melhor escola de Canto do Brasil.

3.png
Teclado de Computador

FALE COM O CANTO

[Dúvidas sobre cursos, saber sobre nossa

agenda, falar um oi...]

Estojo para telefone

#VEMPROCANTODOBRASIL

[Coisas de curtir, compartilhar, agenda da escola, shows dos professorxs, shows de alunxs e ex-alunxs y otras costas más]

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

[Tira a gente do spam que prometemos não encher sua caixa!]