BLOG DO 

bloglogooficial.png

Aula Livre - Cátia de França

08.08.2019

Encontro de Alunxs Brasil Adentro - Edição Centro-Oeste

07.12.2018

Feliz dia do samba!

30.11.2018

Novidade no Canto: Oficina Livre Cantor Integral

18.09.2018

1/8
Please reload

Dicas para estudar canto

30.05.2018

Existe "uma força que nos leva a cantar", sabemos. A gente tem vontade e canta. Desde sempre. Mas, em algum momento, fizemos dessa força nossa profissão - ou estamos nesse caminho - e nem sempre é tão intuitivo o processo do estudo do canto.

Pensando nisso, montamos uma lista de dicas que podem ajudá-lx a descobrir qual o seu processo.

Usem e abusem dos comentários em caso de dúvidas e bons estudos!

 

 

1. USE SEU CORPO

O processo de aprendizado corporal se dá através da repetição. Não adianta ler sobre técnica vocal, assistir inúmeros vídeos, enfim. É preciso praticar. Organize-se para ter uma prática diária e regular de acordo com a demanda da SUA voz.

 

2. AQUEÇA

No estudo do canto mexemos diretamente com estruturas físicas que podem se machucar. Como em uma musculação de academia, cantar também é um treino e precisamos aquecer e alongar essas estruturas para que os exercícios fluam. Monte com seu professor uma série de exercícios de aquecimento e desaquecimento fisiológicos para que o treino aconteça também fora da aula.

 

3. GRAVE

Graças à tecnologia temos recursos de gravação ao alcance das mãos! Use-os. Grave suas aulas, grave seus estudos, ouça o que e como está fazendo. Grave também exercícios em aula para repeti-los em casa. Pratique! 

 

4. ATENÇÃO

A gente canta lavando louça, varrendo a casa, tomando banho, andando na rua, enfim. Mas o momento do estudo requer atenção integral. Cantar enquanto arruma gavetas não é a mesma coisa que estudar.

 

5. RESPONSABILIDADE

Estude com quem está apto para ensiná-lx. Ou seja, professora ou professor de canto. Médicos, profissionais da área de saúde e músicos que não são cantores NÃO TÊM CONHECIMENTO para ensinar canto. Ok?

 

5. TREINE SEU OUVIDO

Acostume-se a ouvir musicalmente. Peça auxílio ao seu professor para treinar sua audição, desenvolver sua PERCEPÇÃO MUSICAL ou busque um treinamento focado para esse estudo também importantíssimo.

 

 

 

Please reload

Please reload

#VEMPROCANTODOBRASIL