Fundado em 1997 pela cantora, compositora e pesquisadora Regina Machado, o Canto do Brasil nasceu a partir da necessidade da existência de um espaço voltado ao ensino e à prática do canto popular brasileiro. Somos a única escola especializada no ensino do canto a partir das matizes da voz na nossa canção popular urbana que, há um século, nos oferece uma trajetória sonora riquíssima, peculiar e reconhecida mundialmente como patrimônio imaterial da humanidade.

O Canto do Brasil conta com uma equipe de professorxs rigorosamente selecionada que se forma por profissionais altamente qualificados e que, por sua vez, integram um grupo de estudos fixo sobre o ensino, o aprendizado e a prática do canto em todas as suas disciplinas. Estamos, portanto, em processo constante de estudo, atualização e desenvolvimento do trabalho que realizamos com acuidade há 20 anos.

Desenvolvida por Regina Machado, temos em nossa metodologia de trabalho o estudo aprofundado de cada fase da voz brasileira a partir do estabelecimento de diretrizes técnicas e estéticas para o estudo do canto em um processo laboral referenciado na escuta e no desenvolvimento das percepções musical e física. Assim torna-se possível a concepção de uma intensa conexão entre os processos de aprendizado e suas matizes culturais de origem.

A escola possui um espaço amplo, salas equipadas, auditório para apresentações e aulas coletivas, arquivos digitais de partituras, áudios e uma biblioteca especializada, acessível aos alunos e professores para enriquecimento das atividades didáticas.

 
 
 
 

Conheça as pessoas muito especiais que fazem o Canto do brasil acontecer.

 

#VEMPROCANTODOBRASIL