O curso de canto popular do Canto do Brasil faz uso de uma metodologia exclusiva criada pela cantora, pesquisadora e professora Regina Machado. No Canto do Brasil estudamos o canto popular aplicado à canção a partir da cronologia da canção popular brasileira urbana midiatizada, ou seja: pautamo-nos na estética da voz dentro deste universo para orientar o estudo e, por conseguinte, o aprendizado do aluno.

Tratamos o canto com profunda seriedade técnica - cuja prática envolve exercícios vocais, corporais e respiratórios – e extrema acuidade musical. Para nós do Canto do Brasil a importância da questão perceptivo-musical aliada à percepção que cada aluno tem de sua própria voz é fundamental para um bom desenvolvimento. A partir daí o aluno é orientado em sua busca pelo equilíbrio da emissão, controle respiratório, compreensão emotiva para a construção da interpretação e formação de sua própria personalidade vocal. Temos por tradição a orientação de cantores profissionais em suas construções artísticas e buscamos sempre, seja em qual caso for, a autonomia criativo-vocal.

Todo o aprendizado técnico acontece em paralelo ao estudo da história da canção popular brasileira midiatizada, seus intérpretes e compositores, da Época de Ouro até os dias atuais.

O estudo de repertório é dividido em Módulos semestrais a partir de uma cronologia desta canção popular midiatizada, desde o início do século XX. A escola possui material didático exclusivo, desenvolvido pela equipe de professores sob a orientação de Regina Machado.

#VEMPROCANTODOBRASIL